Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2.5 2024: ficha técnica, desempenho e preço no Brasil
A versão plug-in híbrida do Toyota RAV4 chega ao Brasil como uma proposta avançada, unindo motor a combustão potente, propulsão elétrica e capacidade de rodar distâncias curtas no modo 100% elétrico. É uma escolha para quem busca SUV médio com alta eficiência, desempenho e tecnologia de ponta.
Ficha Técnica e Motorização
- Motor combustão: 2,5 litros gasolina com injeção direta e indireta, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
- Potência combustão: 185 cv a 6.000 pm
- Potência elétrica dianteira: 182 cv
- Potência elétrica traseira: 54 cv
- Potência combinada: 306 cv
- Torque combustão: 22,7 kgfm a 3.200 rpm
- Torque elétrico dianteiro: 27,5 kgfm
- Torque elétrico traseiro: 12,3 kgfm
- Torque combinado: Não divulgado
- Câmbio: CVT de 1 marcha
- Tração: Integral sob demanda
- Consumo médio: 14 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada
- Autonomia elétrica: 55 km
- Velocidade Máxima: 180 Km/h
- 0 a 100 Km/h: 6 s
- Suspensão: Independente McPherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira
Dimensões e Capacidades:
- Comprimento: 4.600 mm
- Largura: 1.855 mm
- Altura: 1.690 mm
- Entre-eixos: 2.690 mm
- Peso: 1.950 kg
- Bateria: 18,1 kWh de capacidade
- Potência de recarga: 6,6 kW (AC)
- Tanque de Combustível: 55 litros
- Porta malas: 490 litros
Dados técnicos e motorização
O RAV4 Plug-in Hybrid utiliza um conjunto híbrido composto por motor 2.5 litros a gasolina (16V) e dois motores elétricos, configurando um sistema PHEV sofisticado. Segundo a Toyota Brasil, essa versão é justamente a Plug-in Hybrid do RAV4. A potência combinada anunciada é de 306 cv, segundo a imprensa nacional. A transmissão é automática do tipo CVT, e o sistema adota tração elétrica inteligente nos eixos para aproveitar ao máximo o torque dos motores elétricos. A versão plug-in também ostenta um conjunto de bateria para permitir condução elétrica pura.
Desempenho e autonomia elétrica
Uma das vantagens do RAV4 PHEV é sua autonomia no modo 100% elétrico: a Toyota estima cerca de 55 km rodando apenas com energia da bateria. Quanto à performance, o veículo acelera com bastante agilidade graças aos 306 cv combinados, atingindo 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,0 segundos, segundo reportagens. Em termos de consumo eficiente, o modelo entrega métricas impressionantes para um SUV plug-in: segundo o Motor1, o RAV4 PHEV “faz 35 km/l” em ciclo equivalente, considerando a combinação de energia elétrica e gasolina.
Tecnologias e itens de série
A versão Plug-in Hybrid traz um pacote tecnológico de alto nível:
- Sistema Toyota Safety Sense (TSS) com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente de faixa e outras assistências ao motorista.
- Central multimídia moderna, com conectividade via Apple CarPlay e Android Auto, além de interface para monitorar o estado de carga da bateria híbrida.
- Bateria de tração para permitir condução elétrica, e sistema regenerativo para recapturar energia em frenagens.
- Interior com materiais premium, provavelmente com acabamento em couro (ou revestimento superior), além de comodidades como ar-condicionado, sistemas de som de qualidade e bancos confortáveis.
- Sistema de recarga plug-in: é necessário conectar para recarregar a bateria elétrica, dando mais flexibilidade para uso urbano e para reduzir consumo de combustível.
Preço
O preço sugerido é de R$ 402.420 em novembro de 2025, este RAV4 híbrido plug-in representa um salto de tecnologia para a linha, mas também exige investimento elevado. Este valor reflete a exclusividade do modelo, aliando a praticidade de um SUV médio ao refinamento de um híbrido com motor elétrico grande.











Publicar comentário