Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2.5 2024: ficha técnica, desempenho e preço no Brasil

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2.5 Gasolina 16v Auto 2024

A versão plug-in híbrida do Toyota RAV4 chega ao Brasil como uma proposta avançada, unindo motor a combustão potente, propulsão elétrica e capacidade de rodar distâncias curtas no modo 100% elétrico. É uma escolha para quem busca SUV médio com alta eficiência, desempenho e tecnologia de ponta.

Ficha Técnica e Motorização

  • Motor combustão: 2,5 litros gasolina com injeção direta e indireta, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
  • Potência combustão: 185 cv a 6.000 pm
  • Potência elétrica dianteira: 182 cv
  • Potência elétrica traseira: 54 cv
  • Potência combinada: 306 cv
  • Torque combustão: 22,7 kgfm a 3.200 rpm
  • Torque elétrico dianteiro: 27,5 kgfm
  • Torque elétrico traseiro: 12,3 kgfm
  • Torque combinado: Não divulgado
  • Câmbio: CVT de 1 marcha
  • Tração: Integral sob demanda
  • Consumo médio: 14 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada
  • Autonomia elétrica: 55 km
  • Velocidade Máxima: 180 Km/h
  • 0 a 100 Km/h: 6 s
  • Suspensão: Independente McPherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira

Dimensões e Capacidades:

  • Comprimento: 4.600 mm
  • Largura: 1.855 mm
  • Altura: 1.690 mm
  • Entre-eixos: 2.690 mm
  • Peso: 1.950 kg
  • Bateria: 18,1 kWh de capacidade
  • Potência de recarga: 6,6 kW (AC)
  • Tanque de Combustível: 55 litros
  • Porta malas: 490 litros

Dados técnicos e motorização

O RAV4 Plug-in Hybrid utiliza um conjunto híbrido composto por motor 2.5 litros a gasolina (16V) e dois motores elétricos, configurando um sistema PHEV sofisticado. Segundo a Toyota Brasil, essa versão é justamente a Plug-in Hybrid do RAV4. A potência combinada anunciada é de 306 cv, segundo a imprensa nacional. A transmissão é automática do tipo CVT, e o sistema adota tração elétrica inteligente nos eixos para aproveitar ao máximo o torque dos motores elétricos. A versão plug-in também ostenta um conjunto de bateria para permitir condução elétrica pura.

Desempenho e autonomia elétrica

Uma das vantagens do RAV4 PHEV é sua autonomia no modo 100% elétrico: a Toyota estima cerca de 55 km rodando apenas com energia da bateria. Quanto à performance, o veículo acelera com bastante agilidade graças aos 306 cv combinados, atingindo 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,0 segundos, segundo reportagens. Em termos de consumo eficiente, o modelo entrega métricas impressionantes para um SUV plug-in: segundo o Motor1, o RAV4 PHEV “faz 35 km/l” em ciclo equivalente, considerando a combinação de energia elétrica e gasolina.

Tecnologias e itens de série

A versão Plug-in Hybrid traz um pacote tecnológico de alto nível:

  • Sistema Toyota Safety Sense (TSS) com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente de faixa e outras assistências ao motorista.
  • Central multimídia moderna, com conectividade via Apple CarPlay e Android Auto, além de interface para monitorar o estado de carga da bateria híbrida.
  • Bateria de tração para permitir condução elétrica, e sistema regenerativo para recapturar energia em frenagens.
  • Interior com materiais premium, provavelmente com acabamento em couro (ou revestimento superior), além de comodidades como ar-condicionado, sistemas de som de qualidade e bancos confortáveis.
  • Sistema de recarga plug-in: é necessário conectar para recarregar a bateria elétrica, dando mais flexibilidade para uso urbano e para reduzir consumo de combustível.

Preço
O preço sugerido é de R$ 402.420 em novembro de 2025, este RAV4 híbrido plug-in representa um salto de tecnologia para a linha, mas também exige investimento elevado. Este valor reflete a exclusividade do modelo, aliando a praticidade de um SUV médio ao refinamento de um híbrido com motor elétrico grande.

Publicar comentário

dois × 1 =