Novos radares de velocidade média: Como funcionam e evitam multas
Entenda como os novos radares de velocidade média funcionam e como podem influenciar no trânsito, evitando infrações e promovendo mais segurança.
Os novos radares que utilizam o sistema de velocidade média estão sendo implementados para melhorar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito. Diferente dos radares convencionais, que medem a velocidade instantânea em um único ponto, esse novo modelo calcula a velocidade média de um veículo em um determinado percurso.
Como Funciona o Radar de Velocidade Média?
O sistema funciona por meio de dois ou mais pontos de medição ao longo de um trecho específico. Quando um veículo passa pelo primeiro radar, a placa é registrada, e o mesmo acontece no ponto seguinte. O tempo gasto entre os dois pontos é comparado com a distância do percurso para calcular a velocidade média do veículo.
Se a velocidade média for superior ao limite permitido para a via, uma infração é registrada, e o condutor pode ser multado. Caso contrário, não há penalização, mesmo que o veículo tenha reduzido a velocidade apenas próximo aos radares, evitando a prática de “frear antes do radar”.
Vantagens do Sistema
- Redução de Acidentes: Incentiva os motoristas a manterem uma velocidade segura durante todo o percurso, reduzindo freadas bruscas.
- Maior Justiça: Evita penalizações injustas para motoristas que ultrapassam levemente o limite em um único ponto, mas dirigem de forma segura na maior parte do tempo.
- Menos Fugas: Dificulta que condutores burlem a fiscalização reduzindo a velocidade apenas ao se aproximar do radar.
Onde Estão Sendo Implementados?
Os radares de velocidade média já estão sendo testados e implantados em algumas rodovias de forma gradual nas vias urbanas do Brasil, enquanto essa reportagem está sendo escrita e publicada em fevereiro de 2025 as multas ainda não estão sendo aplicadas. O objetivo é expandir essa tecnologia para locais com altos índices de acidentes e excesso de velocidade.
Essa nova abordagem promete tornar o trânsito mais seguro e eficiente, incentivando uma condução mais responsável sem a necessidade de radares tradicionais em excesso.
Publicar comentário