Jeep Compass a diesel sai de linha no Brasil: entenda os motivos e conheça as versões atuais
Jeep Compass a diesel sai de linha: baixa procura, diesel caro e regras ambientais explicam o fim do modelo, substituído por versões flex, gasolina e híbrida.
O Jeep Compass a diesel foi descontinuado no Brasil, e vários fatores explicam por que essa versão saiu de linha. Um dos principais motivos foi a mudança nas preferências de mercado: poucos consumidores ainda compravam o Compass a diesel. Em parte, isso se deve ao aumento do preço do diesel, que reduziu a vantagem de economia desse combustível. Com o diesel mais caro, os consumidores migraram para modelos flex e híbridos, em linha com as tendências atuais de consumo.
Além da baixa demanda, questões ambientais e de custos também pesaram para o fim do Compass a diesel. Novas normas ambientais ficaram mais rigorosas em 2025, exigindo motores mais limpos e eficientes. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv teria que receber modificações caras para atender a essas regras. Como as vendas do Compass a diesel eram apenas 2% do total, não valia a pena para a Jeep investir em um novo motor ou tentar adaptá-lo. Somado a isso, o motor 2.0 diesel deixou de ser produzido globalmente, o que reforçou a decisão da marca de aposentá-lo.
No mercado de SUVs médios, a concorrência já não oferece modelos a diesel, fazendo do Compass a diesel uma exceção. Com os motores turbo flex e a gasolina cada vez mais potentes e eficientes, o apelo do diesel diminuiu. Além disso, cresce a procura por veículos mais sustentáveis, o que favorece os híbridos (e elétricos no futuro) em vez do diesel.
Como alternativa, a Jeep reorganizou a linha Compass: agora o SUV é vendido somente com motores flex ou a gasolina, além de contar com uma versão híbrida plug-in. As versões Sport, Longitude, Limited e Série S usam o motor 1.3 turbo flex (T270), que pode rodar com etanol ou gasolina. Já as topo de linha Overland e Blackhawk trazem um motor 2.0 turbo a gasolina (Hurricane) com tração 4×4, garantindo desempenho robusto fora do asfalto. A Jeep também oferece um Compass híbrido plug-in para quem busca maior economia de combustível e menor impacto ambiental. Esse modelo combina um motor a gasolina e outro elétrico, permitindo rodar alguns quilômetros no modo 100% elétrico. Com essa nova gama, o Compass segue atendendo ao público brasileiro, agora alinhado às tendências de mercado e às exigências ambientais atuais.
Publicar comentário