Entenda os pontos na CNH: Perda, suspensão e regras essenciais para motoristas
Descubra quantos pontos causam a perda da CNH, penalidades automáticas, validade dos pontos e se ainda é obrigatório portar sua CNH impressa.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser suspensa quando o condutor acumula 20, 30 ou 40 pontos em infrações no período de 12 meses. O limite depende da gravidade das infrações cometidas. Por exemplo, se houver uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos. Sem nenhuma, o máximo é 40 pontos.
Algumas penalidades suspendem automaticamente a CNH, independentemente dos pontos acumulados, como dirigir sob influência de álcool ou rachas, recusa ao teste do bafômetro, excesso de velocidade superior a 50% do permitido ou transporte irregular em veículos escolares.
Os pontos na CNH têm validade de 12 meses a partir da data da infração, mas as penalidades podem ser aplicadas mesmo após esse prazo, caso o processo administrativo ainda esteja em andamento.
Sobre portar a CNH, atualmente, não é mais obrigatório tê-la em formato impresso, desde que você tenha a versão digital instalada no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e ela esteja válida. Contudo, a versão impressa ainda é aceita como documento oficial.
Fique atento às regras para evitar multas, suspensão e inconvenientes no trânsito.
Publicar comentário